Você nunca será a mesma pessoa duas vezes

naomiandelysnokisslist02

Desde que a cafeteira aqui de casa quebrou, eu tive que aprender a fazer café coado. Aquele café com cheirinho de casa de vó, sabe? Parece que você pode aprender mesmo de tudo na internet hoje em dia, até mesmo a imitar um aroma mais antigo do que eu sou capaz de dizer. Mas esse não é um texto sobre café e sua origem, quer dizer, em parte sim, pois vou precisar dele para chegar onde pretendo.

Essa tarde, enquanto fazia café do jeitinho que agora sei, fiquei reparando que o pó do café não é algo que se dissolve completamente, sempre ficam resíduos depois que ele entra em contato com a água quente. E naquele momento, eu visualizei a mim e as coisas que as pessoas arremessam em nós, e no que nos tornamos depois disso. Conforme vamos crescendo, vamos descobrindo diferentes versões de nós mesmos, porque estamos em constante mudança.

Mas o que notei essa noite, é que algumas pessoas nunca o verão por quem você é hoje, pois elas ainda estão lhe vendo como alguém que você um dia foi. Isso pode ser comum com pessoas que te assistiram crescer, e não apenas isso, foram pessoas que te viram cair, levantar, sonhar, tentar de novo, quebrar a cara, e antes disso, amar. A experiência mais transformadora de todas, porque depois do amor você nunca mais será o mesmo, e jamais será igual a outra pessoa.

E é isso que se torna complicado de explicar. Como você explica o que é ser você? Acho que nem se eu me virasse do avesso eu poderia transportar alguém para a realidade do que é ser eu. Mas o que eu notei mesmo hoje, foi que não temos que nos explicar, nós fazemos o que fazemos porque queremos e, infelizmente, isso pode render alguns julgamentos, e são esses julgamentos que, às vezes, não sabemos filtrar.

Olhando pro café sendo coado, percebi que muito fica, mas muito se vai também. É como se fosse um portal, a experiência transformadora. Eu me senti como o café (se é que você pode se sentir como algo), descobrindo quem eu me tornaria, virando algo que seria doce para uns e amargo para outros. E o que eu senti é que, algumas vezes, somos vistos pelo pó que logo irá para o lixo e não pelo liquido fresquinho despejado em alguma xícara.

Nós somos constantemente vistos por quem fomos e não por quem somos hoje. É fato que nossos erros traçam nossos caminhos de alguma forma, e é claro que existem pessoas que não merecem o melhor de nós uma segunda vez. Mas e quando no seu interior você sente que elas merecem? Quando custe o que custar você quer apenas seguir seu coração, mesmo que isso seja o mesmo que tomar um caminho já conhecido?

Acho que é aí que mora a dúvida e a certeza. A falta de confiança dos outros em suas decisões e a certeza de que só você tem de que está indo por uma história já conhecida, mas que você não é o mesmo de alguns anos atrás. E isso ficou borbulhando na minha cabeça igual água em estado de ebulição, mas que de forma alguma ficava gasosa, apenas residiu em mim, até que pesou.

Porque antes de ser filtrado, temos que ter algo para filtrar. Nos são arremessadas coisas que teremos que transformar ou deixar ir de alguma forma. Essas coisas às vezes vêm em forma de palavras, que, talvez, sem maldade alguma, te dividem ao meio. Você se encontra feliz com quem se tornou e com suas decisões, mas, por outro lado, você decepciona aqueles que você mais ama. Então até que ponto nos serve seguir nosso coração? Será que existe aquele momento em que os planetas se alinham e de alguma forma todos ficam felizes?

Eu temo que não, e acho que é isso que preciso aceitar essa noite. Que o café será servido, alguns vão tomar tudo, outros deixarão pela metade; alguns não vão provar, pois não saberão como foi preparado; outros irão até jogar fora, porque eles não confiam no coador. Eles não confiam que o café se transformou, talvez tenham medo de encontrar o pó que deveria estar no lixo. E talvez seja lá que devemos jogar certas obrigações, porque não é possível agradar todo mundo.

O mundo vai continuar girando e vamos continuar mudando, alguns vão enxergar isso, já outros não. Por proteção, preocupação ou até por medo de que você se machuque de novo, nunca vão te ver como o café fresco. No máximo um café requentado, o que sabemos que é uma das piores coisas a ser tomada, depois de café com adoçante, é claro.

Anúncios

Um comentário em “Você nunca será a mesma pessoa duas vezes

Adicione o seu

  1. E o que eu senti é que, algumas vezes, somos vistos pelo pó que logo irá para o lixo e não pelo liquido fresquinho despejado em alguma xícara.

    Você e seu jeito de colocar as coisas em metáfora. Simples , mas ao mesmo tempo tão profundo. Eu acredito que tem gente que prefere ficar com a nossa velha versão porque para alguns deles é custoso acreditar que a gente EVOLUIU. É a versão vunerável, de fácil manipulação, altamente influenciável. As pessoas nos querem assim : dependentes de curtidas, de visualizações, de suas opiniões como se fosse oxigênio aos nossos pulmões.

    Tem pessoas que querem o nosso bem, contanto que o nosso bem não supere o delas. Eu vi um vídeo do Karnal que fala sobre isso e vou deixar no final do comentário caso você queira conferir.

    Você se encontra feliz com quem se tornou e com suas decisões, mas, por outro lado, você decepciona aqueles que você mais ama.

    É parte do processo. Todos tem muitos planos para nós, mas nenhum quer ir lá batalhar por isso, não é? Se um dia os nossos desejos e a aceitação alheia ? Ás vezes sim e às vezes não, mas independente do que aconteça é necessário ter a coragem de não agradar aos outros. A vida é só uma. Um dia , todas as pessoas que amam irão passar do plano terreno para um outro e há uma grande chance de esse desejo de aceitação e reconhecimento não vir ao nosso encontro. E aí, o que a gente fez com a vida que a gente teve?

    Ótimo fim de semana para vc! Seus posts são muitos inspiradores.

    Vídeo do Karnal abaixo:
    https://youtu.be/cPp8zeN8wko

    Para pensar:

    Seja como o fogo: saiba aquecer quem precisa e queimar quem merece.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: